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Cabine de pintura automotiva

Cabine de pintura A cabine de pintura, “conhecida em algumas regiões como estufa ou câmara de pintura, é um equipamento utilizado para obter qualidade e agilidade no processo de pintura de automóveis, móveis, peças e outros”. (STK, [200-?]). A cabine de pintura “é destinada a impedir que os resíduos de tinta pulverizada no processo de pintura de móveis, veículos, peças entre outros sejam dispersos no ambiente”. (TRABALHOS FEITOS, c2014). Conforme o site Trabalhos Feitos (c2014), existem dois tipos de cabines de pintura, a saber: Cabine de pintura eletrostática ou cabine de pintura a pó: utilizada na indústria de móveis, autopeças entre outros. Utiliza uma corrente elétrica que percorre a peça metálica e faz com que a tinta em forma de pó aplicada sobre ela obtenha aderência; Cabine de pintura líquida: utilizada na pintura de automóveis, caminhões, aeronaves, peças, móveis etc. A tinta líquida é pulverizada diretamente sobre a peça. Alguns fabricantes de cabine já dispõem de modelos adaptados à pintura líquida à base d’água seguindo a tendência das montadoras de veículos e às exigências ambientais mais recentes. Esta tinta é muito menos poluente uma vez que não utiliza solventes químicos e as cabines para este tipo de pintura possuem diferenciais, sobretudo na vazão de ar. (TRABALHOS FEITOS, c2014). Principais componentes de uma cabine de pintura Segundo a empresa STK ([200-?]) os principais componentes de uma cabine de pintura automotiva são: Componentes estruturais: são os painéis, portas, frontal, teto e gradeado do piso. As cabines de boa qualidade são confeccionadas com painéis de chapa dupla injetadas com poliuretano e encaixe macho/fêmea. Esses painéis impedem a dissipação do calor na fase de secagem além de conferir qualidade estética, robustez e durabilidade ao equipamento; Componentes elétricos: são as luminárias, motores, quadro de comando e queimador. A quantidade de luminárias e o posicionamento interferem na visualização da cor da tinta e das peças. O motor posicionado no grupo termo ventilador é responsável pela vazão de ar necessária para o funcionamento da cabine. O quadro de comando é o instrumento que o operador utiliza para determinar a fase em que a cabine opera (pintura ou secagem), a programação do tempo e da temperatura interna, o número de horas de funcionamento para realização das manutenções preventivas etc.; O queimador é responsável pelo aquecimento do ar na fase de secagem. É um componente eletrônico de alta sensibilidade que deve ser inspecionado apenas por profissionais qualificados e protegido de qualquer intempérie. Utiliza gás GLP ou diesel como combustível. (STK, [200-?]). Figura 1 - Componentes de uma cabine de pintura Fonte: (SISTEMA DE EXAUSTÃO INDUSTRIAL, [200-?]) Além disso, a empresa STK ([200-?]) informa que os componentes de filtragem são: Filtros na captação do ar, no teto (pulmão) e no piso da cabine. A qualidade desses filtros, sobretudo os do teto interfere enormemente na qualidade da pintura, pois eliminam as partículas presentes no ar. Os filtros devem ser trocados conforme a saturação indicada pelo manômetro. Se os filtros chegarem ao limite de saturação e não forem imediatamente trocados, a pressão interna da cabine aumenta e ela passa a funcionar de maneira precária. Em alguns casos a estrutura da cabine pode ser danificada pela pressão constantemente excessiva no seu interior. (STK, [200-?]). Para a empresa STK ([200-?]) os componentes de ventilação para montar uma cabine de pintura são: Grupo de captação, pressurização e aquecimento do ar. A quantidade e potência dos sirocos que captam e pressurizam o ar estão diretamente relacionados à vazão de ar da cabine. Já a potência do queimador interfere no tempo que a cabine necessita para alcançar a temperatura ideal de secagem e manter-se nela. (STK, [200-?]).

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