Você está aqui: Página Inicial Integrantes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

O Sistema Integrado de Respostas Técnicas (SIRT) é o segundo agente do SBRT atuando no Estado de São Paulo, vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Internamente à Universidade, o primeiro núcleo operacional do SIRT, situado no Campus de Araraquara, está sob a coordenação do Departamento de Administração Pública, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Para a Universidade como um todo, o SIRT, criado pela portaria UNESP-374 de 12/08/2010, está institucionalmente vinculado à Agência Unesp de Inovação e sob a gestão administrativa e financeira da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – FUNDUNESP.

O SIRT possui, em sua concepção, alguns aspectos inovadores que, espera-se, possam contribuir para o permanente aprimoramento das atividades do SBRT como um todo. Destaca-se, aí, a proposta de atuação na perspectiva da indução de demandas. Consta explicitamente do projeto do SIRT o entendimento de que, mais do que o atendimento a demandas espontâneas, emanadas de pontos geográficos dispersos no Estado, a Universidade devesse atuar, por meio da oferta de respostas técnicas, como agente de política pública, visando a promoção do desenvolvimento local sustentável. Para alcançar esse intento, a equipe técnica do SIRT deverá identificar e selecionar, prioritariamente na região geográfica em que atua (centro paulista), segmentos de atividades majoritariamente compostos por empreendimentos informais, micro e pequenas empresas, que revelem fragilidades técnicas e tecnológicas e que, portanto, possam vir a expressar sensibilidade para a elaboração de demandas por respostas técnicas. Trata-se, pois, de um processo de indução de demandas por respostas técnicas direcionadas.

O segundo aspecto inovador está na composição da equipe de mediadores. Para essa composição, a seleção foi direcionada a estudantes, de graduação e pós-graduação, das quatro unidades da UNESP que compõem o campus de Araraquara – Faculdade de Ciências e Letras, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Química e Faculdade de Odontologia. O objetivo visado foi a montagem de uma equipe multidisciplinar, que viesse a atuar de forma integrada e cooperativa, potencializando os conhecimentos específicos e propiciando resultados sinérgicos. A articulação entre as três grandes áreas do conhecimento (humanas e sociais aplicadas, biológicas e exatas) é vista como fator crítico para o êxito do projeto do SIRT, com potencial de disseminação para o conjunto do SBRT.

O terceiro componente inovador, passível de implantação apenas a médio prazo, é o correspondente à proposta de uma estrutura composta por núcleos descentralizados de captação de demandas por respostas técnicas. O caráter multi-campi da Unesp favorece essa concepção, propiciando elementos para uma ainda maior cooperação da universidade com os meios sociais externos nos quais está inserida.

Outro elemento inovador do projeto do SIRT é o correspondente à atuação em rede. Além de integrar internamente diferentes campi, unidades e departamentos da Unesp, o SIRT já nasce articulado a uma rede de agentes externos, compostos, inicialmente, pelas prefeituras de seis municípios da região central paulista, pelo escritório regional do SEBRAE-SP e pelo DT/USP, com o qual irá partilhar as demandas por respostas técnicas emanadas do Estado de São Paulo.

Essas características tornam o SIRT um projeto estratégico para a UNESP, com ramificações nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Além de contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos estudantes participantes da equipe de mediadores, as atividades do SIRT deverão fornecer subsídios para o enriquecimento da reflexão acadêmica e, conseqüentemente, para o fortalecimento da produção científica – materializada em textos, artigos e dissertações. Isso sem mencionar a atuação no campo da extensão universitária. Situam-se aí as potenciais contribuições para o desenvolvimento sustentável das regiões junto às quais o SIRT irá atuar, notadamente por meio dos seguintes impactos: difusão do conhecimento científico, técnico e tecnológico; apoio ao fortalecimento dos empreendimentos informais e das micro e pequenas empresas; indução à geração de postos de trabalho e renda.

SIRT/UNESP
www.fclar.unesp.br/sirt
Rodovia Araraquara-Jau, Km 1
Departamento de Administração Pública c. Postal 174
CEP: 14800-901 – Campus Vile – Araraquara-SP

Contato: Ricardo Bonotto
E-mail: sirt@fclar.unesp.br ou bonotto@fcfar.unesp.br
Tel: (16) 3301-6283, Fax: (16) 3301- 6248
 

Ações do documento

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Este sítio possui os direitos reservados © 2009-2009 pelo SBRT