Sebrae Nacional
Pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte.
O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.
As micro e pequenas empresas representam um importante fator de desenvolvimento do país e o Sebrae procura ajudar para que atuem em ambiente institucional favorável, com alto índice de formalização, competitividade e sustentabilidade.
Para isso promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.
Experiência acumulada na área de Informação Tecnológica e Industrial
São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae, que atua no Brasil inteiro, com unidades nos 26 estados e no Distrito Federal. Juntos, formam um sistema de ampla capilaridade, com aproximadamente 600 pontos de atendimento, do extremo Norte ao extremo Sul do País.
Dados do IBGE mostram que, em 2002, o número de micro e pequenas empresas no setor formal urbano (excluindo setor governo) atingiu 4,88 milhões, representando 99,2% do total de 4,918 milhões de empresas.
Ainda no setor formal as micro e pequenas empresas empregam 56,1% da força de trabalho que atua no setor formal urbano (excluindo os empregados governamentais). Na economia informal, representam 9,5 milhões de empreendimentos, envolvendo trabalhadores por conta própria e pequenos empregadores com 1 a 5 empregados (segundo a pesquisa ECINF, de 1997, do IBGE).
No meio rural, as MPEs representam 4,1 milhões de proprietários familiares, com até 4 módulos rurais (de acordo com o Incra).
Esse é o mundo legalizado. Juntem-se a ele 9,5 milhões de empresas informais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E não estão incluídas aí as quatro milhões de pequenas propriedades rurais de agricultura familiar.
As micro e pequenas empresas são, atualmente, o grande fator gerador de ocupação, porque a grande empresa, pela necessidade de aumentar a produtividade, exigência da globalização, automatiza-se cada vez mais e, assim, emprega menos. Ao promover o desenvolvimento das empresas de micro e pequeno portes, o papel do Sebrae é estratégico para o desenvolvimento do país.
O Sistema Sebrae busca criar, por vários mecanismos (capacitação, mobilização, disseminação do empreendedorismo e do associativismo, entre outros), um ambiente radicalmente favorável à sustentabilidade e ampliação dos pequenos negócios. Esse ambiente passa por menor carga tributária, menos burocracia, acesso ao crédito, à tecnologia e ao conhecimento. A instituição opera justamente para atenuar esses cinco grandes gargalos epossui áreas prioritárias, como:
- empenhar-se pela aprovação, regulamentação e implementação de um marco legal para as MPEs;
- articular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das MPEs;
- facilitar a ampliação do acesso e redução dos custos dos serviços financeiros;
- estabelecer alianças estratégicas para mobilizar recursos, competências e conhecimentos;
- promover educação empreendedora e a cultura da cooperação;
- promover o acesso à tecnologia e a ampliação da capacidade de inovação;
- revolucionar o atendimento individual, ampliando a escala e melhorando a qualidade;
- aprimorar e intensificar o atendimento coletivo;
- promover o acesso a mercados interno e externo;
- buscar excelência nos padrões de desempenho do Sebrae;
- elevar os níveis de desempenho e comprometimento dos Recursos Humanos;
- consolidar e Aprimorar a Gestão Estratégica Orientada para Resultados
Sebrae
Que endereço colocar?
Contatos:
www.sebrae.com.br