Você está aqui: Página Inicial Integrantes Agência USP de Inovação

Agência USP de Inovação

Ações de cooperação entre a universidade e a sociedade.

A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da Universidade de São Paulo é um órgão da USP ligado à Reitoria.

A Cecae/USP tem como missão gerar e potencializar ações de cooperação, promovendo uma relação efetiva entre a universidade e a sociedade. Seus objetivos são:

  • dar suporte executivo à universidade para desenvolvimento e implantação de projetos de extensão, pesquisa e cooperação universitária
  • participar da elaboração e implantação de política de inclusão social, transferência de tecnologia, desenvolvimento sustentável, proteção e fomento da propriedade intelectual, educação continuada, apoio às escolas públicas
  • contribuir para maior integração entre a universidade e a sociedade, entre funcionários, estudantes e docentes.

Nas principais frentes de atuação, a Cecae desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de pessoas que atuam nas seguintes áreas: sustentabilidade sócio-ambiental; inclusão social e digital da Pessoa Portadora de Deficiência; proteção e fomento à propriedade intelectual; transferência de tecnologia; apoio tecnológico à micro e pequena empresa; inclusão social, cultural e econômica de crianças e jovens; gestão de projetos de extensão e cooperação universitária.

As médias e grandes empresas são assistidas pelos cursos do Unico – Universidade in Company e as empresas de base tecnológica encontram apoio na parceria com outras instituições paulistas no Cietec – Centro Incubador de Empresas Tecnológicas.

Experiência acumulada na área de Informação Tecnológica e Industrial

As micro e pequenas empresas são apoiadas com informações tecnológicas pelo Disque-Tecnologia (DT), um serviço pioneiro que tornou-se referência nacional, estimulando a formação de serviços semelhantes em diversas instituições do país. O DT foi criado em setembro de 1991 como um "pronto-socorro tecnológico" para as micro e pequenas empresas, setor que, em geral, não possui condições próprias de pesquisa e desenvolvimento.

O programa conta com o apoio do Sebrae-SP e do Simpi – Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias de São Paulo, que participou ativamente de sua criação. Sua proposta é disponibilizar para empresas ou empreendedores a competência da USP para a solução de problemas específicos de natureza tecnológica ou de gestão. O serviço já atingiu a marca de 15 mil atendimentos. Atualmente, são recebidas 15 solicitações por dia das mais variadas regiões do país. Em média, as consultorias são concluídas em 10 dias. As solicitações podem ser apresentadas por carta, chamada telefônica, e-mail, ou, ainda, pessoalmente.

O Disque-Tecnologia expressa uma relação entre micro e pequenas empresas e a universidade sem a antiga visão de risco de instrumentalização ou “trampolim” para a modernidade, mas numa compreensão de que aprimorar o sistema produtivo é uma necessidade social, e a universidade pode contribuir para isso.

Em resumo

  • Áreas de atuação: sustentabilidade sócio-ambiental; inclusão social e digital da Pessoa Portadora de Deficiência; proteção e fomento à propriedade intelectual; transferência de tecnologia; apoio tecnológico à micro e pequena empresa; inclusão social, cultural e econômica de crianças e jovens.
  • Principais serviços: transferência de tecnologia; apoio tecnológico à micro e pequena empresa; treinamentos sob medida; cursos rápidos para atualização tecnológica

 

Disque-Tecnologia

www.cecae.usp.br/disque
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374 – 7º andar
05508-900 – Cidade Universitária – São Paulo-SP

Contato: Eduardo José Siqueira Barbosa
E-mail: ejsbarbo@usp.br  - Endereço: www.cecae.usp.br
Tel: (11) 3091 4429, 3091 4165, Fax: (11) 3031 0922

Ações do documento

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Este sítio possui os direitos reservados © 2009-2009 pelo SBRT