Você está aqui: Página Inicial Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Show or hide the answer 1.O que é uma Resposta Técnica (RT)?

Uma RT é um documento gerado a partir da busca e análise de informações para capacitação e inovação tecnológica e que visem, sobretudo garantir a competitividade de produtos; diversificar e incrementar a produção; maximizar a produção; aumentar eficiência; minimizar custos; atingir determinados padrões de qualidade; agregar valor/diferenciação reconhecida; modificar patamar tecnológico; implementar uma idéia/negócio.

Show or hide the answer 2.O que é um Dossiê Técnico (DT)?

Documento cujo objetivo é disseminar informações com maior valor agregado, que abordam de forma abrangente diversos aspectos de natureza tecnológica sobre um determinado tema, que possam promover melhorias junto às MPEs ou com a função de alerta/antecipação de suas necessidades

Show or hide the answer 3.O que é uma Resposta Referencial (RR)?

É uma resposta não caracterizada no critério de publicável no banco de informação do SBRT. São consideradas RR as respostas que:

a) indicam a existência de outras RT no banco de conhecimento que atendem à necessidade do cliente;

b) indicam a necessidade de contratação de serviços técnicos especializados;

c) indicam fornecedores;

d) indicam documentação técnica;

e) indicam organizações de referência;

f) comunicam que a demanda é de alta complexidade, o que foge ao escopo do SBRT.

Show or hide the answer 4.O que o SBRT não atende?

O SBRT não atende a demandas que solicitam, exclusivamente, cópias de documentos; listagem de livros e artigos sobre o assunto de interesse; relação de fontes de consulta e indicações referenciais com nomes de pessoas e instituições a serem consultadas; fornecimento de informações para abertura de negócios, para a realização de estudos de viabilidade técnico-econômica e estudos de mercado; fornecimento de informações para elaboração de trabalhos estudantis; relação de dados para composição de informações para análises estatísticas de dados e serviços de consultoria; fornecimento de informações para desenvolvimento de projetos; indicação de instituições/empresas que realizam serviços laboratoriais, que forneçam laudos e pareceres técnicos, que realizem certificações e credenciamentos, dentre outros serviços.

Show or hide the answer 5.Quem elabora a Resposta Técnica?

Para atender às demandas do SBRT criou-se uma rede de cooperação entre onze instituições que atendem a todo Brasil, oito delas realizam o atendimento das demandas e elaboram as respostas técnicas para os clientes. As outra três apoiam a opercionalização e manutenção do serviço.

Instituições da rede:

  • Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC);
  • Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR);
  • Instituto Euvaldo Lodi- Núcleo Regional da Bahia/Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC);
  • Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI AM);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI RS);
  • Universidade de Brasilia - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (UnB/CDT);
  • Universidade de São Paulo/Agência USP de Inovação- Disque Tecnologia (USP/DT);

As instituições de apoio são:

  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
  • Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT
  • Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário - SEBRAE
Show or hide the answer 6.Quanto custa a Resposta Técnica?

Nada, qualquer informação do serviço é fornecida gratuitamente para o usuário cadastrado no site.

Show or hide the answer 7.Como faço para acessar as Respostas Técnicas e Dossiês Técnicos já publicados?

O preenchimento do cadastro do cliente é pré-condição para visualizar na íntegra os conteúdos já publicados.

Se você já e cadastrado, basta se logar e no campo de busca fazer a pesquisa no Banco de Informação do SBRT.

Show or hide the answer 8.Como faço para postar uma demanda?

Primeiramente você deve cadastrar-se no site do SBRT. Para isto basta entrar em “cadastre-se” e preencher os campos solicitados. Em seguida escolher no menu do cliente a opção “Fazer Nova Solicitação”. Preencher no site do SBRT, os campos obrigatórios que constam no formulário.

Mas antes não se esqueça de fazer uma busca para consultar o Banco de Informação e verificar se já não existe uma resposta que lhe atenda.

Show or hide the answer 9.Quanto tempo demora para eu receber minha resposta?

O tempo médio de resposta do SBRT é 15 (quinze) dias.

Show or hide the answer 10.Quantas perguntas posso solicitar?

Quantas quiser. Não existe um limite para solicitar perguntas.

Show or hide the answer 11.Posso fazer perguntas de diferentes assuntos?

Sim. No entanto, não coloque em uma mesma pergunta mais de um assunto. Faça uma pergunta de cada vez.

Show or hide the answer 12.Como recebo a minha resposta?

O sistema envia automaticamente um link de sua resposta para o endereço de e-mail que você informou no seu cadastro.

Ações do documento

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Este sítio possui os direitos reservados © 2009-2009 pelo SBRT